segunda-feira, 2 de julho de 2012

O periquito com gota

À conversa com uma amiga lembrei-me que tenho uma história engraçada para contar, que já se passou há umas semanas, e que vem mesmo em boa altura para contrastar com o post anterior. Pois que estava eu no estágio e a São veio ter comigo a perguntar se eu lhe podia preparar dois medicamentos para uma amiga, porque lhe tinham pedido 50€ na farmácia por 2 míseros mililitros. Ora como disponibilidade é que coisa que não me falta neste estágio, prontifiquei-me logo a fazer os dois medicamentos. A São deu-me a receita para eu saber o que seria suposto fazer. Até aqui tudo normal, não é? Pois, só que a receita era de uma clínica veterinária e foi aí que eu percebi que não ia ajudar a amiga da São, mas sim o seu periquito. Pois que o periquito andava coxo há já algum tempo e os donos pensavam que ele se tinha magoado numa pata. Não deram importância à situação, pensaram que com o tempo o animal voltaria a ter a perninha como nova e que voltaria a levantar voo na sua gaiola, mas a verdade é que melhoras do bicho nem vê-las. Foi, então que decidiram ir ao veterinário, que depois de análises feitas, descobriu que o problema do periquito era... (espero que estejam preparados, pelo menos eu nunca tinha ouvido falar que isto acontecia aos animais) ácido úrico elevado. Ou seja, o periquito coxeava porque tinha gota, sim essa doença que eu julgava ser exclusiva da espécie humana. Ora depois de tomar conhecimento de todo o drama da vida daquele periquito lá fui eu para o laboratório preparar com muito amor e carinho os medicamentos do bicho, não sem antes voltar a olhar para a receita e dar de caras com duas coisas importantíssimas, que passo a citar: "ANIMAL: Ave; NOME: Bento". Claro que toda a situação provocou o riso geral, afinal não é todos os dias que se prepara medicação para um periquito que se chama Bento e que sofre com ácido úrico em excesso. Mas se até aqui já nos tínhamos rido bastante, ainda consegui protagonizar mais um momento de ir às lágrimas. Estava eu muito concentrado na preparação dos medicamentos, quando digo na brincadeira "São, cuidado, porque estamos a preparar os medicamentos para o Bento!" e oiço uma voz vinda do outro lado do laboratório "Não é Bento, o periquito chama-se Kiko. Eles lá na clínica veterinária enganaram-se a escrever.". E sim, antes que perguntem, era a dona do animal, que estava sentada no laboratório, sem eu saber, à espera da cura para o seu periquito manco.