quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eu sou aquele tipo de pessoa que se me pedem  para fazer alguma daí a cinco minutos, pura e simplesmente me esqueço. Sou até capaz de nunca mais me lembrar do assunto. Também quando tento recordar e listar o que fiz durante o mês, ou pior: durante o ano, escapam-me sempre imensos pormenores. Em 2011 comecei a adoptar a técnica dos post-it para listar as tarefas, para não me esquecer de enviar o tal mail, de imprimir o documento ou de ligar a alguém. É triste chegar assim aos 22 anos. Não é que me esqueça de tudo, mas com esta idade a minha memória (e capacidade de concentração) devia ser melhor. Por isso, e para me prevenir do Alzheimer que já se faz notar, decidi pela primeira vez na vida ter uma agenda. E a dificuldade que é encontrar uma agenda minimamente engraçada e que não me esvazie a carteira? Fartei-me de procurar na fnac e na Bertrand, e lá encontrei uma (que já tinha visto nas mãos de alguém :p). É a agenda 2012 do Fernando Pessoa. Gosto particularmente porque ao longo das páginas vão surgindo poemas e frases dele que, confesso, sempre gostei desde que o estudei no secundário. Deixo-vos com o texto inicial da agenda:

Com uma falta de literatura, como há hoje, que pode um homem de génio fazer se não converter-se, ele só, em uma literatura? Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer se não inventar os seus amigos, ou, quando menos, os seus companheiros de espírito?
In Aspectos, década de 20


6 comentários:

Daniela disse...

Nunca pus a vista em cima de tal agenda. Eu por acaso também tenho alguma dificuldade em encontrar uma agenda que goste porque não gosto de agendas muito vazias.. E a ideia de porem frases nas agendas sempre me agradou. Isso ou textos.. ;)

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

É engraçado como passados quase cem anos, esta frase poderia ter sido escrita nos dias de hoje...

Johnny disse...

C.Cruz foi também por isso que gostei tanto da frase. Super actual.

Roxanne disse...

epá tu não me assustes que eu uso agenda praí desde o ciclo! isso diz o que da minha memória e concentração? (que nos últimos dias anda pela hora da morte...)

Johnny disse...

Roxanne, pode não querer dizer nada. Vocês, miúdas e mulheres, gostam sempre de andar com agendas e bloquinhos atrás.

disse...

os meus amigos apelidam-me de peixinha, pela minha memória prodigiosa, como deves calcular. ando sempre com listas atrás e agenda e ainda assim tenho aplicações no telemóvel e coisas e coisas e esqueço-me. sou super distraída. mas o engraçado é que para números e pormenores tenho memória de elefante.

e a agenda é muito gira! não vi essa. este ano continuei com esta colecção http://www.fnac.pt/Agenda-Mediterranean-Cats-Mini-2012/a511352 estou rendida a elas.