sábado, 23 de junho de 2012

Portugal não é a Selecção

Pelos vistos, até ontem, eu devia ser a única pessoa em Portugal que ainda não tinha visto o anúncio da Galp. Sim, aquela publicidade de apoio à selecção em que o Guilherme, um puto de dezassete anos, vai ler uma carta que escreveu à selecção a dizer-lhes que o futuro de Portugal depende deles. Sinceramente isto é estúpido e eu tenho fé que daqui a uns anos o Guilherme tenha outra opinião sobre o assunto. São só umas pessoas a correr atrás de uma bola. Todos nós gostamos de ver e de torcer pela selecção, de nos juntarmos com os amigos numa mesa de café para comemorar as vitórias. Mas Portugal não é a selecção. E é isto que muitos portugueses como o Guilherme ainda têm que perceber. Portugal somos todos nós. Os que já trabalham, os que infelizmente não arranjam trabalho, os que gostam de viver à custa do subsídio de desemprego, as crianças, os idosos, os estudantes. Toda essa gente é que nos representa e que faz com que Portugal se possa destacar em várias áreas que não o futebol, como por exemplo a música, a ciência, a educação, a literatura and so on.
Decidi rescrever a carta do Guilherme num tom mais realista, porque Portugal não é a selecção.


Caros jogadores de Portugal, eu sou o Johnny e tenho um sonho. Talvez já não se lembrem, mas jogar na selecção não é o sonho de todas as pessoas. Correr como vocês correm, marcar golos como vocês marcam não é o objectivo de vida de milhões de pessoas. A maioria dos meus amigos não quer ser como vocês. Mas não pensem que fico triste com isso. Eu preferi ser farmacêutico e gostava de trabalhar em Portugal, mas só fico se valer a pena. E é aí que vocês me entendem - porque estão quase todos emigrados. Para milhões de pessoas Portugal não são vocês, lamento informar-vos. Vocês têm nos pés uma oportunidade de ganhar milhões tal como os nossos políticos o fazem com a corrupção. Têm a possibilidade de mudar em campo o estado de espírito de uma nação nos dias seguintes, de mostrar que jogam bem à bola, e que mesmo em crise continuamos a gastar milhões de euros à vossa custa, mas com todo o gosto. Quando queremos somos os melhores do mundo. Dezassete anos de estudos não se deitam assim para o lixo. Claro que tenho algo a provar, é que há um futuro a defender. Daqui para a frente eu também estarei em jogo. E tenho quase a certeza que serei apenas eu por mim.

4 comentários:

teardrop disse...

Subscrevo inteiramente!

Amelia disse...

Tal como o Guilherme disse, jogar na selecção é o sonho de qualquer rapaz da sua idade.

Johnny disse...

Amélia, tal como o Guilherme disse, jogar na selecção é o sonho de qualquer rapaz da sua idade, mas não o dele. E depois de dizer isso começou todo um discurso a dizer que a selecção representava o país.

Lia disse...

A-DO-REI a tua versão!