terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Já falta menos de um mês para iniciar o estágio

E na minha cabeça pairam imensas dúvidas. O que dizer quando me for apresentar? O que é que devo estudar mais a fundo, que dê jeito logo assim na primeira semana de estágio? Estou naquela fase em que me parece que não sei nada, que estou completamente inapto para atender pessoas ao balcão de uma farmácia. Será que vou causar boa impressão? Tenho a sensação que vão haver muitos momentos de pôr-os-pés-pelas-mãos, que vou passar vergonhas, outros que vou adorar e em que vou sentir que quatro anos e meio de estudo valeram a pena e agora fazem todo o sentido. Por um lado estou ansioso por começar, mas por outro tenho medo. Tenho medo de não corresponder às expectativas e que têm de mim e, principalmente, de não corresponder às minhas expectativas. 

9 comentários:

Unknown disse...

olá, johnny, essa ansiedade faz parte, acredita. e é mesmo como dizes, há dias em que sentes que sabes tudo, e há outros em que vais achar que afinal não sabes nada. mas não conheço outra forma de aprender que não implique bater com a cabeça, cometer alguns erros e meter os pés pelas mãos! aliás, se estiveres a fazer tudo sempre certinho, deves questionar-te se não estás abaixo do teu potencial ou sem correr riscos, o que seguramente não é o que se espera de quem está a iniciar uma carreira.
acima de tudo, pensa que o mundo não acaba quando cometemos erros, e que não é vergonha nenhuma perguntar.
boa sorte!
:-)

Chica disse...

São os receios da praxe, seria anormal não te sentires assim pois só queres dar o teu melhor em algo que será muito importante na tua carreira. Mas aceita naturalmente que pode haver erros e que eles devem ser cometidos, afinal é um ambiente novo para ti. Boa sorte :)

Roxanne disse...

eu senti o mesmo, no meu primeiro dia de estágio...
sê simpático e humilde. ninguém negará ajuda a um aprendiz!

voluntariza-te para ajudar, nem que seja com trabalho de secretária... começa por baixo e vai aprendendo!
presta-te a arregaçar mangas e a esforçares-te! Aprende com os erros!

mas sobretudo a humildade! nc ninguém nasceu ensinado! e os mais velhos sabem disso! e tem calma! vai correr bem!

Ivanova Araújo disse...

Relaxa que encaixa! Nem tudo será perfeito, terás dias bons e dias maus. O importante será absorveres o máximo de informação e teres um pouco de diversão. Vais conseguir ;)

S* disse...

Tem calma... se eu fosse a ti, revia a matéria. Estudar só pode ajudar!

Anónimo disse...

Eu senti o mesmo! No início paniquei mesmo a pensar o que haveria de estudar, o que me poderiam perguntar, o que é que eu iria fazer... Uma ansiedade terrível! Agora que estou na última semana de estágio sinto-me super feliz com a sensação que aprendi imenso (sim porque cheguei mesmo a pensar o que é que andei a fazer na faculdade se não aprendi nada de jeito).
Quanto ao atendimento ao público é muito muito muito bom! Eu estou neste momento a fazê-lo (não numa fármacia mas as pessoas confendem muitas vezes) e aparecem pessoas capazes de tudo. Chega a ser hilariante!
Boa sorte :)

Bloguótico disse...

Acredita que o improviso é a melhor solução...

... tudo há-de correr pelo melhor!! :)

Eu disse...

Dica de ouro: Quando não souberes, não inventes... De forma educada pede um momento e vai pedir ajuda.
O pior que se pode fazer é fazer de conta que se sabe...

Boa sorte!

Anónimo disse...

John, o segredo é ir sem expectativas. E lembrar sempre: estamos ali para aprender. Mesmo que erres aprendes! I.