sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A família não se escolhe

A família não se escolhe. E isto é uma verdade absoluta, com muita pena minha. Não há nada que se possa filosofar à volta do assunto. É assim e mais nada. E por ser assim, por não se poder escolher (e também por não se poder agradar a gregos e troianos) há sempre alguém que não nos importavamos de excluir da família. Há sempre aquela pessoa (ou aquelas pessoas) que podiam não estar associadas a nós, que podiam muito bem fazer parte de outra família, que podiam ir pregar as suas teorias e os seus afazeres para outro lado. Seriamos mais felizes assim. Não teríamos que mostrar falsas simpatias. Acabar-se-iam as hipocrisias e o falar só porque se deve ser bem educado. Que culpa é que eu tenho de ter um familiar vigarista? Ou um trombudo? Ou apenas alguém com quem eu não me identifico minimamente? Ou mesmo alguém cuja simples presença me incomoda? Não tenho culpa nenhuma não é verdade? Então porque é que se complica tanto? Porque é que há sempre quem tente amainar as coisas? Porque é que há sempre alguém a tentar com que sejamos a família perfeita e feliz? Meus amigos, isso não existe, deixem-se de ilusões. Para mim é muito simples. Não gosto da pessoa, não convivo com ela. Se todos fossemos assim, tudo era mais fácil, ninguém enganava nem iludia ninguém.
Mas se a família não se escolhe, o mesmo já não acontece com os amigos. E ainda bem. Ao menos sempre nos reservam um poder de escolha. Sempre podemos mostrar o que são escolhas acertadas, o que é bom para nós, o que bastava haver na família.

1 comentário:

Naná disse...

Nem mais... só que no meu caso, só perco tempo com a família que vale a pena, maioritariamente do lado do meu pai. Do lado da minha mãe, como a maior parte são uns gananciosos e gostam de comentar a vida alheia, nem me chateio com isso. Convivo com os que gosto desse lado e os restantes já sabem que eu sou mesmo "ruim", como às vezes ouço dizer... mas ao menos gozo da fama e tenho o proveito!
E sim, ainda bem que no que toca a amigos, temos livre arbítrio! :)