quarta-feira, 28 de julho de 2010

Livro de Reclamações

Falando bem e depressa, a Urgência Básica do Centro de Saúde de Albufeira é uma merda. Uma pessoa já não se pode aventurar a dar um mergulho e bater de cabeça no fundo do mar a 200 km/h que depois arrisca-se a uma espera superior a 4h para ser atendida. Isto se o seu caso for considerado urgente. Porque ontem os casos pouco urgentes tinham, em média, que esperar 12h para serem atendidos. Já eu ontem desesperava na merda daquele Centro de Saúde por mais de 2h quando uma senhora pouco urgente disse à funcionária na maior das calmas "já almocei, já fui jantar e agora venho saber quantas mais horas tenho de espera". Parecia ela que andava por ali a passear, que estar na merda daquela Urgência Básica (era mesmo básica básica, acreditem) até era bom. Estava a gostar, pronto. Foi feita para aquilo. Mas eu não. De princípio fui paciente, tentei aguentar as dores na cervical e no pescoço, que mais parecia uma pedra. Acalmei-me e tentei não pensar no pior. Mas passadas quase 3h a minha imaginação desenvolveu-se para a temática "como aniquilar a recepcionista, a enfermeira que me fez a triagem e como pegar fogo a esta merda de Urgência Básica em menos de três segundos". Ainda tive uma pequena conversa com o segurança, um senhor simpático, que via-se mesmo que estava ali na desportiva e que sorria a cada dois segundos, coisa que passadas quase 3h me começava a enervar. Perguntei-lhe eu, já depois de ter perguntado o mesmo à estúpida da recepcionista, qual era o conceito de urgência deles, ao que ele me responde "se o senhor for ali fora ler, na entrada diz Urgência Básica". Ah! Então se a urgência é básica, meu amigo, mil desculpas, a culpa é minha que recorro ao vosso serviço na esperança de verem se isto é grave, se tenho para aqui alguma coisa, ou se foi apenas imaginação minha que podia ter ficado tetraplégico. Relembrei-o apenas que "é uma Urgência Básica, mas não deixa de ser uma Urgência". E fui-me embora, que ali nada se desenvolvia, a não ser a rigidez do meu pescoço que não me permitia movê-lo para os lados.
E foi ao fim de 3h de espera que nos indicaram um hospital privado em Alvor. Lá vamos nós, mais uma viagem de carro, uma mão agarrada ao banco, outra ao pescoço e o pensamento a flutuar entre "o que é que eu tenho?" e "será que ao fim de 4h e tal isto ainda se resolve?". Tive medo. Mas, entretanto, lá entrei nas Urgências, 10 minutos de espera. E agora toma lá um catéter na veia para levares já medicação para as dores. E agora vamos fazer 4 raios-x ao crânio, ao pescoço e à cervical. E, no final, pergunto eu ao médico: "isto é perigoso não é?". E ele responde-me: "isto é potencialmente muito perigoso, com estas situações ficam-se com maselas" e foi aí que eu tracei logo ali o pior quadro clínico, ai que vou ficar sem me mexer, alaguei-me em suores, o coração bateu mais forte. E o médico concluiu: "mas, visto que isto já aconteceu há muitas horas e que aguentaste uma viagem de carro de Albufeira até aqui, não deve haver problema". E foi aí que eu descansei.

Conclusão 1: um colar cervical até 6a feira, usado até para dormir, posso ir à praia... molhar os pés. Tão depressa não me aventuro como ontem, esta já me chegou para uns bons meses.
Conclusão 2: neste país para se ser bem atendido e para se ser atendido a tempo tem que se pagar. Temos um óptimo Sistema Nacional de Saúde, diz o governo. Eu é que não me governo com ele.

Ah... Já disse que a Urgência Básica do Centro de Saúde de Albufeira é uma merda?

2 comentários:

Agora a Sério disse...

Compreendo a tua frustação. Já me senti assim...numa das idas às urgências. Senti-me completamente abandonada, enquanto só me passava pela cabeça que poderia ter algo grave.

Só te posso desejar as melhoras, e esperança que recuperes rápido.

Beijinho

Ice Cream disse...

Já não é novidade que as urgências de urgente não têm nada, infelizmente, muito infelizmente. Mas é o pais que temos, pode ser bom mas é muuuito leeennnnto.

P.S: Toda a gente sabe que não se deve mergulhar de cabeça, principalmente quando não sabes qual a profundidade do sitio para onde vais mergulhar, mas enfim...

As melhoras :D