sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A culpa não é do sistema

Tenho para mim que o rumo deste país podia começar a seguir um caminho melhor e mais eficaz se a classe trabalhadora não fosse composta por gente resignada. Não precisamos de pessoas a dizer que essa não é a função delas. Que gostariam muito de ajudar, mas que não lhes compete. Chega de gente a desculpar-se, a dizer que o avanço do seu trabalho está dependente do do colega. Não quero mais ouvir que algo fica por tratar porque falta um papel. Quando se quer complicar há-de faltar sempre qualquer coisa. Quando não for o papel é uma assinatura, quando não for a assinatura há-de faltar uma autorização. Basta de "estou só a cumprir ordens". Toda a gente cumpre ordens senhores, mas o que dá mesmo jeito é que se resolvam as coisas. Afinal somos ou não somos conhecidos pela capacidade de dar um jeito (ou um jeitinho)? Temos sempre o discurso tão bem preparado, que onde cabem quatro cabem seis. Para quê complicar? Portugal precisa de trabalhadores práticos. Gente que não complique e que não veja obstáculos onde eles não existam. Temos que ser mais pró-activos, mais dinâmicos. Ter mais disponibilidade e vontade em resolver as coisas. É só isto, não é assim tão complicado. A culpa não é do sistema. A culpa é de quem diz que não é possível antes de tentar, antes de levantar o rabo da cadeira para resolver a situação.
Andei dois dias a pedir o dossier e a identificação de estágio na faculdade. Foram entraves através de entraves. Que era impossível. Faltava ser lançada uma nota. Depois da nota lançada continuava a ser impossível: agora faltava ser emitida uma lista. E eu a exasperar, a ter que ter tudo reunido para começar a estagiar às nove da manhã de segunda. E depois de começar a revelar sinais de desespero, de insistir bastante, de me mostrar disponível para ir pedir a puta da lista, dizem-me "eu vou ver o que posso fazer, mas por especial favor!". E foi assim que, por especialíssimo favor, tive acesso ao que pedi. Porque nem pago propinas e porque quem trabalha numa faculdade não está lá para atender e servir alunos. Puta que pariu!

1 comentário:

Anónimo disse...

Assino por baixo.
I.