quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Sou pessoa que pode passar dois meses sem fazer exercício, a comer porcarias e a ver os dígitos na balança a aumentar. Mas também sou a pessoa que se sente muito saudável, qual exemplar de vida saudável a seguir, no primeiro dia que retoma a actividade física e que decide eliminar os molhos na comida. Acho que é a minha mente a arranjar desculpas para poder comer tudo sem problemas de consciência.




Da falta de noção ou ainda bem que sou benfiquista

Bruno Carvalho, presidente do Sporting, veio a público dizer que a salvação nacional passa por tirarmos o vermelho da bandeira de Portugal. E eu só peço que alguém lhe esconda as bebidas alcoólicas e a dose gigante de cogumelos alucinogénicos que comprou. 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

As pessoas que hoje enaltecem o Cristiano Ronaldo são as mesmas que já se queixaram das suas prestações, que já disseram que não se esforça na selecção, que não é digno de nos representar. E são essas mesmas pessoas que, com a memória a falhar, vão apontar-lhe novamente o dedo quando falhar ou simplesmente quando não for brilhante. 

Somos assim com o Cristiano Ronaldo no futebol em particular e uns com os outros na vida em geral.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

E eis que chegou o dia em que Anselmo Ralph canta o estado de espírito de todos portugueses*


*Incluindo a dona Amélia da Póvoa do Varzim, que à velocidade com que tem gasto o dinheiro, fazendo questão de noticiar o feito, terá certamente necessidade de ganhar outra vez.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Deixem o Pimba em Paz

Sair do trabalho durante a semana e passar 2 horas no Tivoli a ver espectáculos do Bruno Nogueira era coisa à qual eu me habituava muito bem. Deixem o Pimba em Paz é só assim a ideia mais genial dos últimos tempos, que nos proporciona momentos de riso até às lágrimas, juro que houve ali uma altura que eu me tentei controlar, mas não consegui. A seriedade com que as canções são interpretadas, a alteração que as músicas sofreram é qualquer coisa de espectacular. Deixem o Pimba em Paz lembra-nos que sabemos praticamente todo o reportório pimba nacional e que é esse estilo musical, tantas vezes mal-tratado, que nos anima as festas e os bailaricos da terrinha. Também nos mostra que há mestria nas cantigas populares, ora atentem só nesta poesia:

A minha vizinha é boa, da garagem vou cuidar
Na porta mato cresceu, dei um jeito de aparar
A bondade da vizinha, é coisa de outro mundo
Quando não uso a da frente, uso a garagem do fundo

Teu papo seco tão fofinho, tão quentinho, só cheiro dá prazer
E o cacete vem durinho, estaladiço, toda a gente quer comer
O teu casqueiro untadinho com manteiga é comer até fartar
Ai que regueifa tão gostosa, apetitosa, toda a malta quer papar

E porque a couve tem talo
E o bacalhau tem rabo
Se o feijoão verde tem fio
Porque não tem talo o nabo?
Se a banana tem cacho
Toda a uva tem que tê-lo
Já pensei muitas vezes
Porque não tem talo o grelo?


Podia continuar aqui pela noite dentro a dar exemplos dos poemas com que nos brindam os Quim Barreiros e as Ágatas desta vida, mas deixo antes uma interpretação muito boa que se pode ouvir (e ver) no espectáculo.



Interrompo a hibernação em que este blog se encontra para retomar um assunto tão familiar por estas bandas: transportes públicos. Juro que as regras de utilização são do mais básico que há, mas parece que escrever uma lista com 10 regras não chega. Isto o melhor é alguém chegar-se à frente e prontificar-se a escrever uma tese de doutoramento ou o Destak tornar-se útil e lançar uma colectânea em fascículos, que assim, por ser de borla, as pessoas liam e assimilavam as ideias base aos poucos. Ideias essas tão básicas como colocar-se à direita nas escadas rolantes quando não tem pressas e só ficar na parte esquerda das escadas quando se está pronto/a a imitar o Obikwelu ou a Naide Gomes. É aplicar-se isto e é verem-me a não perder o metro às vossas custas.