segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Contem-me tudo

A três dias de ir para o Brasil, pela primeira vez, já perdi a conta aos avisos que me fizeram. Aquilo é um perigo. Está descansado, que eu quando lá fui nunca me senti insegura. Cuidado com a roupa que levas. Reparam muito nas t-shirts e na roupa cara, em geral. E nos acessórios. Eu comprei roupa na Zara de propósito e arrependi-me. Vi gente lá a vestir bem e não tiveram problemas. Para eles qualquer coisa dourada é ouro, nem penses em levar isso. Cheguei a ir sozinha para a praia e nunca se meteram comigo.  As favelas são um perigo, não te chegues perto. Eu ia à noite para os bares da favela e nunca me aconteceu nada. 

Meus amigos, em que é que ficamos? O Brasil (o nordeste brasileiro, mais propriamente) é assim tão perigoso ou há gente que é assim dada para o exagero? É mesmo preciso deixar as roupas em casa e ir para lá desfilar que nem um mendigo ou posso dobrar os trapos sem medos e fazer a mala?

2 comentários:

Vanita disse...

É muito mais perigoso do que em Portugal. Deves estar atento mas não deixes de curtir por causa disso. No brasil anda-se de chinelos, fato-de-banho e t-shirt. Esquece lá os relógios e as carteiras ou mochilas que chamem à atenção. Evita andar sozinho, sobretudo à noite, e cuidado com a postura de turista, de máquina fotográfica a tiracolo. De resto, é como tudo, bom senso em quantidades moderadas. DIVERTE-TE :)

L.T. disse...

bom, como brasileira que, no entanto mora beeem longe do nordeste, o que eu tenho pra te dizer é: 1) não conheço portugal, mas o brasil é bastante perigoso;
2) é verdade que somos instruídos desde crianças a não sair de casa com tênis de marca e nem roupas caras porque nos levam embora - e isso é verdade;
3) é bom desconfiar de todos porque basta um momento de distração e levam tudo que tu em embora.

porém, no brasil também tem gente bem amigável e se a pessoa andar atenta dificilmente vai sofrer violência. além disso, tu, como turista, decerto não vai te meter numas bibocas brabas e, portanto, onde tu andar vai ser policiado e seguro. então não te preocupa com o que dizem, mas fica atento as tuas coisas e faz boa viagem!